terça-feira, 5 de maio de 2009

Gato Preto


GATOS NO ANTIGO EGITO
Gatos de todas as cores eram homenageados pelos antigos egípcios. Mas, Bastet e Sekhmet no panteão egípcio, foram as deusas negras poderosas e muito adornadas com jóias, tendo até orelha furada.
Quando um gato da família morria, todos entravam em luto e faziam uma cerimônia enviando-o para outro mundo.
Por milhares de anos o Gato tinha uma posição de divindade no Egito. Era muito sagrado.
GATOS NA FAMÍLIA DE BRUXAS!
Na Idade Média, o gato se tornou forte aliado as bruxas e a bruxaria.
Por volta de 1300dc, um covem de bruxas no interior da França, foi acusado de adorar o demônio na forma de um Gato, talvez pelo fato dos gatos terem hábitos noturnos.
Era a noite que as bruxas faziam suas reuniões, tentando se esconder exatamente da Igreja, a qual associou o pobre do gato as bruxas também noturnas.
POR QUE O GATO PRETO DÁ AZAR?
Tal crendice surgiu na Inglaterra, no século 16, quando um repentino aumento da população dedesencadeou uma perseguição aos animais. Numa noite de 1560, um gato preto foi ferido a pedradas. Encurralado, refugiou-se na casa de uma velhinha, que por sinal costumava dar abrigo a gatos de rua. No dia seguinte, a velhinha apareceu toda machucada, o que fez a população achar que ela era uma bruxa e o Gato um disfarce noturno. O episódio bastou para condenar os gatos pretos. A matança se espalhou pela Europa e só diminuiu a partir de 1630, quando o rei Luís 13 proibiu a prática.
GATOS CONTEMPORÂNEOS!
Nos tempos da Segunda Guerra Mundial, no início da tradição americana do Halloween, os gatos passaram a fazer parte da decoração festiva, tornando um animal de boa sorte, considerados excelentes repelentes de azar quando colocados na porta de entrada.
E passaram a ser charmosos, harmoniosos, enfim dóceis.
Ao mesmo tempo, o Gato Preto permanece chamando atenção dos superticiosos no final de outubro.
LENDAS SOBRE O GATO PRETO
  • No século XVI, os Italianos acreditavam que, se um gato preto pulasse na cama de uma pessoa doente, este iria morrer em breve.
  • Na fase Colonial, escoceses acreditavam que ver um gato preto entrar num beco, poderia indicar a morte de um membro da família.
  • A Deusa Nórdica Freyja conduzia sua carruagem puxada por um par de gatos pretos.
  • Ronam, soldado do antigo Egito, matou um gato preto, e foi linchado e morto por uma multidão furiosa dos habitantes locais.
  • Do folclore indígena, existe a teoria de que se você tivesse um terçol sobre a pálpebra, esfregando o rabo de um gato preto no local, o terçol iria embora.
  • Na Inglaterra e sul da Escócia, um gato preto estranho sobre um muro próximo a sua casa ou estabelecimento, traz boa sorte.
  • Na Índia, se um gato estranho entrar na casa, tratam muito bem dele enquanto ele quiser ficar, traz prosperidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário