sexta-feira, 7 de maio de 2010

O Rei Arthur

Segundo os fundamentos básicos de sua história, Arthur ascende ao trono após a Grã-Bretanha ser invadida e ter o seu rei deposto. Uma profecia dizia que o único homem que poderia retomar legitimamente o trono seria aquele capaz de retirar uma espada de uma rocha antiga. Um dia, um jovem forasteiro subiu na rocha e retirou a espada sem nenhum esforço. Os camponeses comemoraram, pois finalmente teriam um novo rei.
Em algumas histórias, a espada que Arthur retira da rocha é Excalibur. Em outras, ele ganha Excalibur de uma mulher conhecida como a
Dama do Lago, uma ninfa misteriosa associada à ilha mágica de Avalon. Arthur entra no lago em uma barcaça e a dama (chamada por diferentes nomes, desde Nimue até Viviane, dependendo da versão) levanta sua mão de dentro do lago segurando a espada e a entrega a ele. Em algumas narrativas, Merlin, o mago, aparece neste momento da vida de Arthur, mas em outras ele aparece durante a infância. Como a Dama do Lago, ele é freqüentemente associado a Avalon e também às lendas pagãs, mas também é retratado como um profeta do Santo Graal. Depois que Arthur se torna rei, ele constrói Camelot, um castelo fortaleza. Para lutar contra as forças do mal que persistem saqueando e pilhando no interior do país, ele recruta os melhores cavaleiros do país para se juntarem a ele. Esses cavaleiros se tornam os Cavaleiros da Távola Redonda. Alguns aparecem várias vezes nas lendas, e têm suas próprias histórias, incluindo Lancelot, Gawain, Bedevere e Galahad. Durante suas viagens, Arthur conhece e se casa com uma linda jovem chamada Guinevere. Depois de Arthur e seus cavaleiros derrotarem todos os forasteiros e acalmarem os reinos da Grã-Bretanha, há um período de paz e felicidade em uma Camelot utópica. Porém, Lancelot, o companheiro e cavaleiro mais leal de Arthur, apaixona-se pela Rainha Guinevere e é correspondido. Em algumas versões da lenda, esse romance secreto é o que leva à queda do Rei Arthur e de Camelot. O caso é descoberto e Arthur vai para a guerra com Lancelot após condenar Guinevere à morte. Em outras versões, um homem chamado Mordred tenta tomar o trono e Guinevere para si. Em algumas delas, isso acontece com a ajuda da meia-irmã de Arthur, uma pagã chamada Morgana le Fay. No fim das contas, Arthur e Mordred se encontram na Batalha de Camlann. Mordred é morto e Arthur fica gravemente ferido. Caído no campo de batalha, Arthur conta a Sir Bedevere que precisa devolver Excalibur ao lago. Primeiro Bedevere resiste, sabendo do poder de Excalibur. Mas finalmente, ele atira a espada na água e um braço feminino emerge para pegá-la. Arthur, ferido, é levado até Avalon para se recuperar dos ferimentos. Em algumas histórias, Arthur morre e é enterrado lá. Em outras, ele se recupera e aguarda pelo momento certo de reaparecer e unir novamente a Grã-Bretanha.

Ele une vários reis regionais britânicos contra inimigos comuns e luta contra inúmeros invasores. Também sai em busca do Santo Graal, um cálice que Jesus usou na Última Ceia e que dizem conter o segredo da imortalidade. A lenda diz que quando a Grã-Bretanha estiver mais necessitada de seus serviços, Arthur voltará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário