terça-feira, 13 de julho de 2010

Bragi

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiAN2k5FmfdqydRgvJbxseLyh0mzSsC3bMmREdewPJGTe41Xm2K8aYwjvDqZaVWE1SZX9O1iAv6ZM1t35jvKWy33O42ivoqEboIx_LzLSErBKOKnu7GXIXumF_aaHxjvlAsiAmak9DlTfM/s1600/Bragi.gif

Bragi é filho de Odin com a giganta Gunnlod, é deus da sabedoria e das poesias, é um dos poucos deuses nórdicos que não gosta de guerrear, Bragi gosta de ficar tocando harpa enquanto declara poesias para sua esposa Iduna, deusa do elixir da eternidade. Runas foram talhadas em sua língua, permitindo com que ele inspirasse os humanos na poesia, fazendo com que bebessem desta arte. Sua Função era receber os guerreiros mortos, recém-chegados aos salões de Valhalla, com poemas nos quais enaltecia seus atos de heroísmo. Descrito como um velho com barbas brancas - apesar de ser casado com a guardiã das maçãs da juventude. Bragi era o padroeiro dos poetas (skalds), dos menestréis, dos músicos e dos artistas. Antigamente, no funerais dos reis e dos chefes guerreiros, eram feitos brindes e juramentos solenes sobre uma taça de bebida. A taça era chamada de bragarfull, ou "A taça de Bragi", enquanto bragarmal significava o dom poético dado por Bragi a seus escolhidos.
Bragi durante um banquete com os deuses foi acusado por Loki de ser um deus efeminado, mas sua esposa Iduna o defendeu e por isso foi acusada por Loki de cometer adultério.
Bragi é protetor dos bardos (poetas de antigamente) e amante de música e poesias.

http://3.bp.blogspot.com/_neqIs0THaGc/TCImSP8aMTI/AAAAAAAAJuM/WMCAVJZrCOo/s1600/Bragi_by_Wahlbom.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário